HISTÓRIA

Em dezembro de 1987 o Centro de Convivência Infantil Filhos de Oxum surgiu como a primeira casa de apoio para crianças com sorologia HIV/AIDS, visando tanto a questão humanitária – procurando oferecer uma vida digna às crianças.

O CCI, localizado em Taboão da Serra/SP, existia em instalações com 32 leitos, porem oficialmente não era reconhecido pelas autoridades governamentais e mesmo assim foram chegando crianças de diversos lugares do Estado de SP. Foi oficializada como ONG (Organização Não Governamental) em 04 de agosto de 1990 e hoje tem os títulos de Utilidade Pública Municipal, Utilidade Pública Federal e Certificado de Filantropia. Registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) do município de Taboão da Serra.

Atualmente atendemos crianças em situação de vulnerabilidades sociais (negligência, maus tratos e abandono independente de qualquer patologia de saúde). Por determinação do MDS (Ministério do desenvolvimento Social) a capacidade física é de 18 leitos, sede própria.

O CCI oferece uma vida digna às crianças abrigadas e um tratamento adequado combinado com alimentação balanceada em um ambiente acolhedor e seguro. Mantém-se por meio de doações de pessoas físicas e pessoas jurídicas, bem como projetos sociais com patrocinadores e órgãos governamentais.

Vamos apresentar o Presidente Fundador
Laércio Zaniquelli (1946-2005) ativista na luta contra o preconceito de HIV/AIDS. Em 1987 teve conhecimento do primeiro caso de criança soropositiva no Brasil. Acolheu esta criança devido à mãe ter ido a óbito e ter sido rejeitada pela família, quando se propôs a cuidar da mesma. Sendo assim, no surgimento de outros casos, passou a ser referência para acolhimento de crianças órfãos do HIV/AIDS, transformando sua casa em uma ONG em 04/08/1990 com o nome de CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL FILHOS DE OXUM.

TITULARIDADE

– Instituição registrada no Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS
– Certidão de Filantropia – Ano de Publicação 1997
– Utilidade Pública Federal – Ano de Publicação 1998
– Utilidade Pública Municipal – Ano de Publicação 1996
– Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – Ano de Inscrição 1998
– Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS – Ano de Inscrição 1999

Inscrição na Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo pode ser encontrada no link abaixo.

http://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/1358.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *